Comparativo de Método de Valuation: Análise do Caso Hering S/A


RESUMO


Sejam pelos diversos métodos de mensuração de valor que a literatura apresenta ou pelas limitações e subjetividades de cada abordagem, o processo a determinação do valor de uma empresa não é uma tarefa simples. Espera-se do avaliador rigor no estabelecimento das premissas e na escolha do melhor metodologia para cada caso. 

Sendo assim, esse artigo demonstra e aplica o arcabouço teórico na mensuração de valor da Cia Hering S/A contraponto a metodologia da literatura clássica - Custo Histórico e Custo Histórico Corrigido - com a utilizada pelo mercado - Market Value Added (MVA) e o Fluxo de Caixa Descontado (FCD). 

Dessa forma, observa-se as abordagens baseadas em adição de riqueza aos acionistas (MVA e FCD) são as que mais se aproximam do valor da empresa negociado na BM&F BOVESPA. Contudo as limitações de cada modelo de mensuração ainda trazem distorções quando comparado com o valor negociado na bolsa. 

Como estudos futuros, sugere-se a aplicação da mesma metodologia utilizada nesse artigo a outras empresas e/ou setores da economia nacional. Também, se pode considerar a elaboração de outra avaliação da Cia Hering S/A utilizando diversos cenários, evidenciando, assim, os efeitos da subjetividade no processo de avaliação de empresas.


Baixe o artigo completo clicando no link: Comparativo de Métodos de Valuation_análise do Caso Hering SA.pdf


Out/2013

Photo by Isaac Smith on Unsplash