Transparência, Desempenho e Risco: uma comparação entre empresas de comércio eletrônico do Brasil e dos EUA


RESUMO


A transparência é, dentre os mecanismos de Governança Corporativa propostos pela Teoria da Agência, aquele que proporciona a redução da assimetria de informações. Assim, procurou-se com esta pesquisa analisar a relação entre a transparência, medida pelo gerenciamento de resultados (earnings management), o desempenho e o risco nas empresas de comércio eletrônico listadas na NASDAQ ou na BM&F Bovespa, entre os anos de 2003 e 2013. Buscou-se também analisar a diferença dessas variáveis entre as empresas brasileiras e norte americanas, o seu comportamento nos momentos de crise e a interação entre crise e transparência.

Para isso, utilizou-se os testes paramétrico e não paramétrico de diferenças de médias e regressões com dados em painéis. A transparência foi medida pelas variáveis de gerenciamento de resultados propostas por Leuz, Nanda e Wysocki (2003). O desempenho foi mensurado pelo ROE, ROA e EBIT/Venda e o risco pelo Beta, WACC no tempo corrente e em t +1. Os momentos de crise – ano de 2008, para todas as empresas, e ano de 2011, para as empresas norte americanas – foram definidos de acordo com a literatura sobre o tema.

Os resultados significantes dos testes de diferenças de médias indicam que as empresas norte-americanas são mais transparentes e apresentam maior desempenho e menor risco. Porém, para umas das variáveis de transparência (T2v) e para o WACC no tempo corrente são as empresas brasileiras que, na média, apresentam maior transparência e menor risco.

Já as regressões apontam que as empresas mais transparentes apresentam, na média, maiores desempenhos e maiores riscos. Nos períodos de crise, observa-se, no geral, o aumento tanto no desempenho quanto no risco. Entretanto, a interação entre crise e transparência indica que as empresas mais transparentes são menos arriscadas e, também, reportam menores desempenhos, visto que gerenciam menos os seus resultados. Palavras-chave: Transparência; Gerenciamento de Resultados; Desempenho; Risco; Comércio Eletrônico.

Baixe a dissertação completa clicando no link: Transparência, Desempenho e Risco_uma comparação entre empresas de comércio eletrônico do Brasil e dos EUA.pdf


Nov/2014