Transparência, Desempenho e Risco: uma análise de e-commerces do Brasil e dos Estados Unidos.


RESUMO


A transparência, como um dos mecanismos de aplicação da Governança corporativa, é aquela que proporciona a redução da assimetria de informações entre investidores, controladores e gestores. Sabendo que o gerenciamento de resultados é qualquer ação deliberadamente tomada pelos executivos de forma a alterar o resultado real da empresa, e sendo o gerenciamento de resultados uma das variáveis que representam a falta de transparência, estudos internacionais identificaram que essa prática é tão forte que 78% dos executivos entrevistados desistiriam de adicionar valor econômico em troca de lucros mais constantes.

Dentro do contexto empresarial brasileiro, espera- se que exista uma maior busca por transparência nesse segmento, visando a redução dos riscos dos investidores e a garantia de melhores desempenhos (lucros). Por outro lado, por ser um segmento de negócio de grande dinamismo e ter a informação/ tecnologia como seu principal ativo, existe também a possibilidade de o segmento de comércio eletrônico reter informações importantes visando à preservação de suas estratégias.

Assim, o estudo original deste artigo se prestou a investigar a relação existente entre transparência, desempenho e risco das empresas de comércio eletrônico listadas na NASDAQ e na BM&F Bovespa. Por não encontrar na literatura uma metodologia para classificar uma organização como uma empresa de comércio eletrônico, o trabalho original entendeu como empresa de comércio eletrônico aquela em que mais da metade de suas receitas são originadas de vendas pela internet... (mais)


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Baixe o artigo completo da Revista ECBR 20: ecbr_26_Transparência desempenho e risco.pdf


Revista eCommerce Brasil 26 - Abr/2015