O custo da fraude: a análise de um ecommerce brasileiro


RESUMO


A expectativa de crescimento das vendas online é positiva e incontestável. Se, no princípio, o e-commerce era dominado por empresas que utilizavam exclusivamente a web como canal único de comércio, ele vem se tornando um instrumento alternativo de negócios para as organizações já consolidadas no mercado. Em muitas companhias, um canal já não pode mais prescindir do outro, visto que a sinergia entre as operações físicas e virtuais tornou-se dependente e vantajosa.

Em contrapartida ao potencial de desenvolvimento que o e-commerce proporciona à economia mundial, as ameaças do e-crime comprometem o progresso dessa modalidade de negócios - entendendo, nesse contexto, que os crimes eletrônicos são os problemas financeiros e tecnológicos decorrentes de ações criminosas no ambiente da Internet (SMITH et al, 2011).

Dentre os diferentes crimes cometidos no cyber espaço, a fraude com cartão de crédito não presente contrapõe-se à plena alavancagem do e-commerce. Segundo a CyberSource (2012b), os comércios reportam perdas com fraudes na faixa de 1% do total das receitas online. O relatório indica ainda que, embora esse percentual seja menor quando comparado aos anos anteriores, ele possui significância em números absolutos. Na América do Norte, o custo com fraudes corresponde a uma estimativa de US$ 3,4 bilhões... (mais)


Veja o artigo completo clicando no link: O custo da fraude: a análise de um ecommerce brasileiro

Baixe o artigo completo da Revista ECBR 20: ecbr_20_Custo da Fraude.pdf


Revista eCommerce Brasil 20 - Abr/14

Photo by Clint Patterson on Unsplash